• Carregando...

As equipes a bordo do ônibus espacial Atlantis e da Estação Espacial Internacional conseguiram restaurar a última parte da principal rede de computadores da estação neste sábado (16), mas ainda tentavam descobrir a causa da pane.

Os computadores, que controlam a posição orbital da estação, voltaram a funcionar depois que o comandante Fyodor Yurchikin e o engenheiro de vôo Oleg Kotov montaram um sistema paralelo de abastecimento de energia.

Ainda faltava um teste para determinar se os computadores conseguiam se comunicar antes de declarar o funcionamento pleno da rede e confirmar uma data de partida para a Atlantis, informou o gerente do programa da estação espacial na Nasa, Mike Suffredini.

A partida do ônibus espacial está agendada para terça-feira, com aterrissagem no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, dois dias depois. Mas pode ser necessário mais um dia à missão se ainda precisarem ser realizados testes e consertos nos computadores da estação espacial.

Os problemas tiveram início na segunda-feira, quando os astronautas instalaram o mais novo componente da estrutura da estação -- uma grande viga com dois painéis solares e um mecanismo que permite o movimento desses painéis. Os computadores são alemães com software russo.

Até agora, a melhor explicação para a falha nos computadores é a mudança no ambiente espacial em função do tamanho maior da estação, afirmou Suffredini.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]