• Carregando...

Uma reunião de emergência foi convocada por Makaziwe, filha mais velha de Nelson Mandela para discutir o estado de saúde do ex-presidente da África do Sul. Hospitalizado há 18 dias em decorrência de uma infecção pulmonar, Mandela permanece em estado crítico, de acordo com o último boletim divulgado nesta terça-feira pelo governo. Aos 94 anos, ele apresenta saúde frágil, abalada pelos 27 anos vividos na prisão.

Um comunicado do presidente Jacoc Zuma indicou que os médicos estão fazendo de tudo para garantir a "recuperação, bem-estar e conforto de Mandela", que não teve o quadro alterado no 19º dia de internação.

A mídia local afirmou que o encontro era para tratar de "delicados negócios de família". A reunião aconteceu na Vila de Qunu, local onde o Prêmio Nobel da Paz de 1993 passou a infância. Makaziwe chegou a Qunu acompanhada pela irmã Zenani Mandela e pelo filho Ndaba, além do ministro de Serviço Público e da Administração, Lindiwe Sisulu, e do líder do Movimento Democrático Unido (UDM), Bantu Holomisa.

Ela convocou a reunião depois que o presidente Zuma visitou Mandela no domingo e disse que o estado de saúde dele havia se "deteriorado". No último dia 8, o ex-presidente foi levado às pressas para o hospital com uma infecção pulmonar recorrente. Desde então, ele está em um hospital em Pretória.

É a quarta internação e uma das mais longas de Mandela desde dezembro do ano passado. O ex-presidente ficou conhecido como Madiba (reconciliador) devido ao clã a que pertencia e recebeu o título de O Pai da Pátria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]