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Nova Iorque – Os EUA se preparam para as eleições presidenciais no ano que vem com os principais partidos políticos – o democrata e o republicano – sondando seus possíveis candidatos ao cargo mais influente do planeta. Nas últimas semanas, a campanha eleitoral americana ganhou duas personagens inusitadas: Amber Lee e Adelina Kristina, ambas aspirantes a modelo e cantora alçadas ao estrelato graças aos vídeos que fizeram para o site YouTube.

O primeiro clipe, o de Amber Lee, foi lançado em meados de junho e se tornou um sucesso instantâneo. Cantando e dançando "I Got a Crush on Obama" ("Eu Tenho uma Queda por Obama", em tradução livre), a garota conquistou mais de três milhões de usuários em uma semana e acabou ganhando espaço na mídia impressa e televisiva como "A garota de Obama".

Em ritmo de hip-hop, Amber diz estar apaixonada pelo senador democrata – principal rival de Hillary Clinton dentro do partido – e espera um telefonema, enquanto o vídeo mostra Barack Obama em trajes de banho durante suas férias no Havaí. Os assessores do candidato se declararam surpresos e garantiram não ter nada a ver com a produção.

Nesta semana, um vídeo promoveu uma espécie de confronto entre a "garota de Obama" e sua recém-surgida rival, "a garota de Giuliani" – no caso, Adelina Kristina. Esta trava uma guerra verbal com Amber Lee para saber qual candidato é o mais sexy.

No "duelo", Adelina diz que sonha ser a "número quatro", em referência às três ex-mulheres de Giuliani. Tudo acaba numa divertida guerra de travesseiros entre partidárias dos dois candidatos.

Os vídeos estão longe de ser imparciais. As letras, nos dois casos, são muito mais favoráveis a Obama. A fã de Giuliani, aparentemente defendendo seu candidato, expõe divertidamente alguns de seus pontos fracos ao eleitorado republicano.

"Com tanto bate-boca entre os candidatos, é engraçado ver duas garotas fazendo uma paródia da briga, no ritmo do hip hop. A guerra de travesseiros é uma metáfora do tipo de golpe baixo que se vê durante a campanha política", diz Ben Relles, criador dos vídeos e nome ligado ao site www.bare lypolitical.com, cujo slogan é "A direita, a esquerda e as garotas no meio delas".

Para Lee Rainie, diretora do centro de estudos Pew Internet and the American Life Project, quase toda publicidade é boa na medida em que faz circular o nome do candidato. Ela acredita que a campanha, na internet, será uma das mais disputadas de todos os tempos.

"Hoje é cada vez mais difícil controlar a mensagem política das campanhas, uma vez que qualquer um com uma câmera e acesso à internet pode ter um papel decisivo na construção da imagem de um candidato, à revelia do próprio", acredita Rainie.

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