• Carregando...

Ramallah (AE/AP) –Políticos da facção política Fatah pediram ao presidente Mahmoud Abbas que renuncie e dissolva a Autoridade Palestina (AP) em protesto contra o ataque israelense a um presídio em Jericó no início da semana, disseram funcionários do partido.

Trata-se da primeira vez que políticos da Fatah defendem a renúncia do presidente e a dissolução da AP. A exigência inédita foi feita no fim da noite de ontem pelo Comitê Central da Fatah.

Caso a AP venha ser realmente dissolvida, Israel, na posição de potência de ocupação, seria obrigado a assumir a responsabilidade pelos milhões de palestinos que vivem na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. A medida também tornaria irrelevante a vitória eleitoral do Hamas.

Analistas e fontes dentro da Fatah acreditam que a exigência não será levada a sério no momento. A idéia, entretanto, poderá ganhar força se a retomada das negociações de paz tornar-se cada vez mais improvável e se a situação econômica nos territórios palestinos se deteriorem ainda mais, avaliou Ghassan Khatib, que encerrou seus trabalhos como ministro do Planejamento da ANP. Taysir Nasrallah, um político da Fatah em Nablus que assinou a carta exigindo a renúncia de Abbas, disse que o ataque israelense à prisão prova que não existe necessidade de uma Autoridade Palestina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]