• Carregando...

O uso da insulina inalável foi aprovado na sexta-feira pela Agência de Drogas e Alimentos dos EUA (FDA na sigla em inglês) e está prestes a se tornar a primeira alternativa para diabéticos desde que a droga injetável começou a ser oferecida ao mercado, em 1920.

Analistas apostam que o medicamento, chamado de "Exubera", a ser vendido pelo laboratório Pfizer, será o mais popular do país entre diabéticos e movimentará mais de US$ 2 bilhões em vendas mundiais até 2010.

A expectativa dos especialistas é que a nova opção de inalador seja mais conveniente e menos dolorosa para pelo menos parte dos mais de cinco milhões de americanos que utilizam insulina no controle da diabete.

A Pfizer anunciou que espera iniciar as vendas do novo medicamento Exubera nos Estados Unidos no início do verão (inverno no Brasil).

Alguns especialistas, no entanto, mostraram preocupações com os riscos do Exubera, alegando que ainda não foram devidamente testados os efeitos da droga, especialmente porque a insulina inalável não rende resultados melhores do que a insulina injetável que controla o açúcar no sangue dos diabéticos.

Em testes clínicos, o Exubera teria causado uma pequena redução na capacidade de respiração de alguns pacientes.

Com o início das vendas a FDA vai recomendar que os usuários chequem sua capacidade respiratória antes de iniciar o uso do Exubera e voltem a fazer testes nos seis primeiros meses e no ano seguinte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]