• Carregando...
Ex-presidente Fidel Castro durante entrevista a programa jornalístico da TV estatal cubana | Reuters
Ex-presidente Fidel Castro durante entrevista a programa jornalístico da TV estatal cubana| Foto: Reuters

Veja imagens da entrevista de Fidel Castro

O ex-presidente Fidel Castro participou nesta segunda-feira de um programa jornalístico da TV estatal cubana, em sua segunda aparição pública em uma semana, as primeiras desde que adoeceu e se afastou do poder, em 2006.

Aparentando estar recuperado, o revolucionário de 83 anos apareceu em uma entrevista, aparentemente gravada, no programa "La Mesa Redonda". Vestindo agasalho cinza e preto, iniciou sua participação advertindo, com voz pausada, sobre o "risco iminente de uma guerra" no Oriente Médio.

Depois de deixar o poder e passar por várias cirurgias intestinais, Fidel foi formalmente substituído na Presidência de Cuba por seu irmão Raúl Castro. Desde então, era visto apenas em fotos e vídeos, normalmente quando recebia algum visitante estrangeiro.

Mesmo afastado, Fidel mantém grande influência por meio de artigos que publica regularmente, e também na função de primeiro-secretário do Partido Comunista.

A reaparição pública do ex-presidente coincide com o histórico acordo entre o regime comunista e a Igreja Católica para a libertação de 52 presos políticos.

A imprensa cubana já havia informado sobre a participação de Fidel no "Mesa Redonda". Na quarta-feira passada, o dirigente havia ido a um evento no Centro Nacional de Pesquisa Científica, em Havana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]