Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente da Venezuela

Fidel e Raúl Castro se reúnem em Havana com equipe política de Chávez

Aspectos da aliança entre a ilha e a Venezuela foi um dos temas da reunião dos irmãos Castro com o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro

O líder da Revolução cubana, Fidel Castro, e seu irmão, o presidente Raúl Castro, analisaram com a equipe política de Chávez, em Havana, no domingo, os resultados da recente reunião Alba-Petrocaribe e aspectos da aliança entre a ilha e a Venezuela, informaram nesta segunda-feira os meios de imprensa oficiais.

Neste encontro, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, agradeceu a "atenção" que os irmãos Castro e a equipe médica estão dando a Chávez em Cuba, acompanhando o líder "no processo de recuperação de sua saúde", segundo uma nota publicada no jornal oficial "Granma".

Fidel e Raúl Castro se reuniram com Maduro e a Procuradora-geral da Venezuela, Cilia Flores, que estão desde sexta-feira em Havana, onde Hugo Chávez está internado há mais de um mês por conta de um cirurgia.

No encontro, também marcaram presença o presidente da Assembleia Geral Venezuelana, Diosdado Cabello, e o ministro de Mineração e Petróleo, Rafael Ramírez, que chegaram na ilha na tarde de sábado.

Segundo Granma, os dirigentes cubanos e venezuelanos repassaram os "bem-sucedidos resultados" da reunião extraordinária de 10 de janeiro, em Caracas, que contou com a presença dos chanceleres de Petrocaribe e da Aliança Bolivariana para os povos da América (Alba).

Durante a cúpula, os 18 países associados ao Petrocaribe e à Alba acordaram que seus ministros de Energia e Economia decidam, em breve, a criação de uma zona econômica.

Além disso, os irmãos Castro e alguns venezuelanos abordaram "outros aspectos da aliança estratégica entre ambos os países".

Os dirigentes venezuelanos agradeceram os líderes cubanos pela mensagem do vice-presidente do governo da ilha, Miguel Díaz-Canel, durante o ato de apoio a Chávez realizado em 10 de janeiro em Caracas.

Díaz-Canel assegurou na capital venezuelana que Cuba responderá a qualquer ataque contra a Venezuela por parte do "império", em aparente alusão aos Estados Unidos, "como "se tratasse" do próprio "solo pátrio".

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está hospitalizado em Havana há um mês, se recuperando de uma delicada cirurgia contra um câncer, a quarta em um ano e meio.

Chávez, no poder desde 1999 e reeleito no pleito de outubro para um novo mandato de seis anos, não juramentou seu cargo no dia 10 de janeiro, como estipula a Constituição, por conta de seu estado de saúde, embora a Corte Suprema de Justiça (TSJ) tenha aprovado no dia 9 a postergação do ato e a continuidade do governo chavista.

A última notícia divulgada sobre o estado de saúde de Chávez, divulgada na noite de domingo pelo governo de Caracas, assinala que o quadro do presidente evolou, embora ainda necessite de "cuidados específicos" para solucionar uma "insuficiência respiratória" que foi originada em consequência de uma infecção.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.