• Carregando...

Um ataque palestino com quatro mísseis Qassam no Sul de Israel matou nesta quinta-feira uma israelense que era filha de um brasileiro e uma argentina. O jornal "Haaretz" identificou a vítima como Dana Gelkovitch, de 22 anos, que morava no kibutz Brur Chail.

"O kibbutz é composto principalmente por pessoas que vieram do Brasil para Israel(...) O projétil caiu diretamente em cima da moça e ela morreu. Todos aqui estamos muito constrangidos com o que aconteceu", disse à TV GloboNews Avraham Sheinfeld, secretário-geral de Brur Chail.

Os grupos radicais Hamas e Brigadas de Mártires de Al-Aqsa, braço armado do Fatah, assumiram a autoria do ataque contra o kibutz e afirmaram que a ação era uma resposta à morte de um líder da Jihad Islâmica na cidade de Nablus, na Cisjordânia.

Horas após a morte da israelense, helicópteros de Estado judeu lançaram um ataque de mísseis contra alvos no norte da Faixa de Gaza. Houve disparos em Khan Younis, na Cidade de Gaza e emDeir el-Balah, campo de refugiados perto do assentamento judaico de Gush Katif, na região central da Faixa de Gaza.

As forças de Israel também bloquearam em dois pontos a principal rodovia da Faixa de Gaza como parte de uma ação para caçar extremistas e impedir que o Sul de Israel continue alvo de ataques de morteiros palestinos.

Na manhã desta sexta-feira (horário local), pelo menos dois jovens palestinos morreram e mais de dez ficaram feridos em confrontos no bairro de Al Zeitun, no sul da Cidade de Gaza, entre membros das forças palestinas de segurança e ativistas do Hamas. Os extremistas queimaram um delegacia e ao menos três carros das forças de segurança da Autoridade Nacional Palestina.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chegou nesta quinta-feira à Faixa de Gaza com o objetivo de conter a escalada de violência na região e garantir condições para a polêmica retirada dos colonos judaicos prevista pelo governo de Israel para o segundo semestre.

A ANP declarou nesta quinta-feira (sexta-feira no horário local) estado de emergência na Faixa de Gaza após os ataques aéreos e em meio a confrontos armados entre forças policiais palestinas e membros do Hamas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]