• Carregando...

Um filho do líder da Al Qaeda Osama bin Laden disse neste domingo (18) que espera que a diplomacia do Qatar o ajude a conseguir a libertação de membros de sua família presos no Irã.

Em entrevista à Reuters, Omar bin Laden disse esperar que o Estado do Golfo Árabe intervirá em nome dos irmãos que fugiram para o Irã durante o bombardeio do Afeganistão pelos Estados Unidos em 2001 e desde então vivem sob prisão domiciliar.

"Nós temos negociado com o governo do Qatar. Eles têm sido muito úteis e trabalhado muito nisso. Eles têm dado uma grande ajuda a outros países do mundo, e nós esperamos que eles possam nos ajudar", disse.

Vários filhos de Osama bin Laden com sua primeira esposa, Najwa, fugiram para o Irã em 2001, incluindo Othman, com cerca de 27, Fátima, cerca de 22, e Hamza, filho de bin Laden e sua terceira esposa Khairiyah, juntamente com a própria Khairiyah.

Sua irmã Iman, com cerca de 17 anos, foi libertada três meses atrás depois que ela se refugiou na embaixada da Arábia Saudita em Teerã, e agora está na Síria, disse. Os demais vivem em um composto de Teerã e não podem sair ou fazer ligações sem permissão, disse bin Laden.

"Eles não fizeram nada de errado, nenhum deles", afirmou.

Omar Bin Laden, que vive atualmente no Qatar, disse acreditar que sua família tinha uma chance melhor de ser liberada se planejasse ir para um país que não a Arábia Saudita.

"O Irã tem um problema com a Arábia Saudita. Eles não querem que (a família) volte para casa. É por isso que estou pedindo ajuda do Qatar, ajuda da Síria", disse. "Eles querem vir aqui, ou ir para a Síria, ou a qualquer país do mundo que aceitá-los."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]