• Carregando...
 | TED ALJIBE/AFP
| Foto: TED ALJIBE/AFP

As seções eleitorais abriram nas Filipinas nesta noite de domingo (8) - manhã de segunda-feira (9) de acordo com o horário local -, quando os eleitores escolhem um novo presidente. A votação chega após uma amarga campanha que revelou o desgosto popular com a elite governante do país por fracassar no combate à pobreza e à desigualdade social, apesar de anos de crescimento econômico.

Pesquisas de opinião dias antes da votação mostraram que Rodrigo Duterte - um prefeito cujo ríspido tom atraiu comparações com Donald Trump - estava confortavelmente à frente de seus quatro concorrentes à Presidência.

Sua campanha foi focada principalmente em lei e ordem e abordou a ansiedade popular quanto ao combate à corrupção, criminalidade e abuso de drogas. Mas sua retórica incendiária e defesa de assassinatos extrajudiciais têm despertado preocupações de que ele possa fazer um governo de tendência autoritária.

A empresa de pesquisas de risco global Eurasia Group disse em um relatório que, independentemente de quem vencer a corrida presidencial, o próximo presidente provavelmente deve continuar políticas que favoreçam o crescimento econômico e a orientação por reformas estabelecidas por Benigno Aquino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]