• Carregando...
Refugiados chegam a Grécia: número total chegou a 48 mil em cinco dias. | YANNIS BEHRAKIS/REUTERS
Refugiados chegam a Grécia: número total chegou a 48 mil em cinco dias.| Foto: YANNIS BEHRAKIS/REUTERS

O número de refugiados e imigrantes que chegam à Grécia alcançou 48 mil em cinco dias, até 21 de outubro, informou nesta sexta-feira a Organização Internacional para as Migrações (OIM). A agência de refugiados da ONU informou, porém, que os ataques aéreos russos na Síria não causaram um êxodo significativo de pessoas. Segundo a OIM, o mais recente crescimento no número de pessoas chegando à Grécia foi o maior aumento total semanal até o momento neste ano, levando o número de chegadas de imigrantes à Europa para 681 mil.

Amin Awad, diretor para o Oriente Médio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), disse que ataques aéreos russos e o aumento dos conflitos na cidade síria de Aleppo contribuíram para a “dinâmica de deslocamento”, com cerca de 30 mil deslocados, mas não contribuiu muito para o êxodo de refugiados.

O escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários colocou o número em 50 mil.

“O conflito mais recente, seja combate no solo ou ataques aéreos, não contribuiu muito para o êxodo... pela fronteira internacional para torná-los refugiados. Isto não aconteceu”, disse Awad durante encontro regular da ONU em Genebra.

Mas ele disse que o número de deslocados internos na Síria caiu de 7,6 milhões para 6,3 milhões de pessoas.

BERLIM — Na onda de xenofobia que a Alemanha vem enfrentando, as autoridades do governo da Baviera detiveram um grupo de extrema-direita suspeito de planejar atentados contra centros de refugiados. Segundo a promotoria da cidade de Bamberg, o grupo neonazista era integrado por 11 homens e duas mulheres com idades entre 21 e 36 anos e articulava ações como o lançamento de explosivos aos acampamentos e ataques à esquerda.

A Alemanha tem registrado uma série de incêndios em abrigos. Nos últimos meses, as ameaças também se voltaram contra políticos.

A detenção acontece menos de duas semanas depois de um extremista esfaquear Henriette Reker — um dia antes de a candidata ser eleita prefeita de Colônia — por seu apoio à política migratória e dois dias depois de o movimento de Pegida reunir cerca de 20 mil pessoas em Dresden.

A polícia alemã observa em relatório interno um aumento no número de ataques xenófobos e agressões contra pessoas que abrigam refugiados e políticos pró-imigração. As autoridades revelaram planos de ações como bloqueios de estradas e trilhos de trem para evitar a entrada de refugiados ou de qualquer pessoa que não seja alemã.

As autoridades já contabilizaram 576 ataques a abrigos neste ano. A expectativa é de que o país receba de 800 mil a um milhão de refugiados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]