• Carregando...

Um foguete russo-ucaraniano Zenit-3SL, lançado neste domigno de uma plataforma flutuante no Oceano Pacífico, pôs em órbita o satélite de telecomunicações americano Galaxi-16, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais russo.

- O satélite foi colocado na órbita programada, e seu controle foi transferido a seus proprietários. O lançamento, que transcorreu sem contratempos, esteve a cargo da corporação internacional Sea Louch - disse um porta-voz do Centro à agência Interfax.

O lançamento foi efetuado da zona equatorial do Pacífico (154 graus de longitude ocidental). O satélite Galaxy-16, de 4.640 toneladas e propriedade da operadora norte-americana PanAmSat, servirá para telecomunicações nos Estados Unidos, México e Canadá, e está programado para uma vida útil de ao menos 15 a nos.

O satélite, que substitui o obsoleto Galaxy-4R e cujo lançamento foi atrasado em um dia, é o quarto satélite que a PanAmSat põe em órbita através da Sea Lounch. Este consorcio internacional foi criado em 1995 pelas companhias americana Boeing, russaEnergia, anglo-norueguesa Kvaerner Group e as ucranianas Yúzhnoye e Yuzhmash. O lançamento do Galaxy-16 é o terceiro dos seis lançamentos que a Sea Lounch tem programados para este ano e o 21º dede o início do projeto em 1999.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]