• Carregando...
Explosão durante ataque israelense a Gaza, na Palestina
Explosão durante ataque israelense a Gaza, na Palestina| Foto: AFP

Militantes em Gaza dispararam mais de 200 foguetes contra o sul de Israel no sábado, e Israel respondeu com ataques aéreos e fogo de artilharia, encerrando semanas de relativa calma e ameaçando os esforços para forjar uma trégua a longo prazo. Palestinos disseram que pelo menos três pessoas, incluindo um bebê, foram mortas por ações israelenses.

Em Israel, sirenes de foguetes soaram e milhares de civis israelenses passaram o dia perto ou em abrigos antiaéreos.

O Exército israelense afirmou em comunicado que suas baterias de defesa aérea da Domo de Ferro interceptaram dezenas de foguetes. Os serviços de emergência israelenses disseram que uma mulher de 80 anos foi seriamente ferida por estilhaços durante a barragem de foguetes e um homem de 50 anos foi tratado por ferimentos moderados.

Reação em Gaza

Em Gaza, autoridades de saúde disseram que um homem de 22 anos e uma mulher de 37 anos e sua filha de 14 meses morreram quando jatos israelenses realizaram ataques aéreos. Outros 18 ficaram feridos. Autoridades israelenses disseram que atingiram dezenas de "alvos terroristas" dentro do enclave palestino, que é controlado pelo grupo Hamas.

A violência de sábado ocorre em meio a negociações sobre uma trégua de longo prazo entre o Hamas e Israel, durante a qual o grupo tentou pressionar as negociações com foguetes e balões incendiários. O Hamas está tentando garantir uma redução das restrições israelenses ao comércio e ao movimento, em troca de uma pausa na violência.

No entanto, os militares israelenses disseram que a Jihad Islâmica, o segundo maior grupo militante de Gaza, que também está nas negociações, foi responsável pelo incêndio de foguetes.

Em um comunicado conjunto, as facções militantes de Gaza disseram que o lançamento dos foguetes foi em resposta ao "ataque e assassinato" de seus militantes um dia antes. "Nossa resposta será mais dura, ampla e ampla diante da agressão", disseram por meio de um comunicado.

O exército israelense informou na sexta-feira que dois soldados ficaram levemente feridos em um tiroteio ao longo dea fronteira com Gaza. Em resposta, Israel atingiu locais pertencentes à Brigada Izz ad-Din al-Qassam, a ala militar do Hamas, matando dois combatentes.

Além disso, na sexta-feira, dois manifestantes palestinos foram mortos enquanto participavam de manifestações semanais na fronteira com Israel, informou o Ministério da Saúde da Palestina.

O exército também disse que tanques e jatos militares estavam atacando os locais nas regiões norte e leste de Gaza. O chefe do Estado-Maior do Exército, o tenente-general Aviv Kohavi, reuniu-se com altos funcionários de segurança e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi informado.

Grupos dizem que é resposta a ataques israelenses

"É uma resposta aos ataques israelenses contra civis pacíficos ontem feito por franco-atiradores israelenses durante a 58ª sexta-feira da Grande Marcha do Retorno", disse Basem Naim, membro do departamento de relações internacionais do Hamas, referindo-se aos protestos semanais realizados em Gaza desde o ano passado. . "Também, às políticas de adiamento da suspensão do cerco a Gaza."

Moradores de Gaza realizam manifestações semanais ao longo da fronteira, protestando contra a terrível situação humanitária na região. que piora diariamente e contra bloqueio aéreo, marítimo e aéreo imposto por Israel desde que o Hamas assumiu o poder em 2007. Egito abre sua fronteira com Gaza apenas esporadicamente.

O porta-voz do Hamas, Abdullatif Al-Qanoua, disse que o grupo continuará "respondendo aos crimes da ocupação" e "não permitirá que o sangue de nosso povo seja derramado".

Musab al-Buraim, porta-voz da Jihad Islâmica, a segunda maior facção militante em Gaza, disse em uma curta declaração que também está comprometida com a "resistência".

Representantes do Hamas e da Jihad Islâmica visitaram o Egito esta semana para discutir os entendimentos alcançados com Israel para reduzir as tensões. Os egípcios passaram meses tentando forjar um acordo de longo prazo entre as partes, em um esforço para trazer calma e aliviar a terrível situação humanitária para os 2 milhões de habitantes de Gaza.

Ameaça a Netanyahu

Mas os ataques de sábado. prejudicando a vida de tantos cidadãos israelenses, pode afetar as tentativas de Netanyahu de formar uma coalizão depois de ser reeleito para um quinto mandato. Seu último governo começou a se desintegrar depois de um surto similar com Gaza, quando o então ministro da Defesa, Avigdor Liberman, renunciou depois de pedir uma abordagem mais dura ao fogo do foguete.

Deixando o cargo em novembro passado, Liberman, chefe do partido linha-dura Yisrael Beitenu, disse que concordar com o cessar-fogo com o Hamas era "render-se ao terror". Ele disse que propõe uma ação militar mais firme contra o Hamas e outras facções militantes em Gaza, mesmo que isso coloque em risco um conflito mais amplo.

Em março, a viagem de Netanyahu a Washington para se encontrar com o presidente Donald Trump foi interrompida depois que um foguete disparado de Gaza atingiu uma casa no centro de Israel.

Ataques períodicos

Foguetes e ataques aéreos semelhantes ao sábado acontecem periodicamente.

Em 2014, uma batalha mortal de 50 dias entre Israel e o Hamas viu centenas de foguetes sendo disparados contra Israel, chegando a Tel Aviv e bombardeios aéreos israelenses, matando mais de 2.000 palestinos. Mais de 70 israelenses e um estrangeiro também foram mortos.

Havia preocupações em Israel de que a agitação poderia interromper os preparativos para o Festival Eurovisiom da Canção, um evento de música internacional que ocorrerá em Tel Aviv no final deste mês. Concorrentes de toda a Europa já estão em Israel para se preparar para o evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]