• Carregando...

Apesar de não ter sido incluído na agenda de debates da cúpula do G20 pela Austrália, país organizador do encontro, o tema da mudança climática não só veio à tona, como tornou-se o principal destaque do encontro até aqui após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciar uma contribuição de US$ 3 bilhões ao Fundo Verde da ONU.

Depois de infrutíferas pressões internacionais para que a Austrália incluísse a mudança climática na pauta do G20, Obama escolheu a cidade australiana de Brisbane, sede da cúpula, para revelar sua contribuição aos países em desenvolvimento, entre eles os do Pacífico Sul, para que enfrentem os efeitos provocados no meio ambiente.

Na Cúpula do Clima de setembro, foram oferecidas contribuições por um total de US$ 2,3 bilhões como capitalização inicial do Fundo Verde iniciado para financiar ações contra o aquecimento global. O anúncio se segue ao acordo histórico fechado nesta semana entre EUA e China sobre a mudança climática, por meio do qual Washington se compromete a reduzir suas emissões em 28% em 2025.

Por sua vez, a China se comprometeu a, assim que for alcançado o nível máximo de emissões em 2030, começar a reduzi-las e, ao mesmo tempo, a fazer com que 20% de sua energia proceda de fontes limpas e renováveis. Mas Obama não se limitou ao anúncio da contribuição econômica, como pediu aos demais países para que estabeleçam um objetivo de redução das emissões e olhem com objetividade os dados científicos e "consigam um forte acordo global no próximo ano".

Obama também lembrou que Austrália e Estados Unidos emitem muito carbono e alertou sobre o perigo que a mudança climática representa para a Grande Barreira de Corais, situada no nordeste da Austrália e declarada Patrimônio da Humanidade.

A voz de Obama não foi a única a se fazer ouvir hoje antes da cúpula, já que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos líderes do G20 para que tomem ações firmes para enfrentar a mudança climática e contribuam com o Fundo Verde para o Clima. "O mundo olha para o G20 também para que lidere o financiamento do clima. Peço aos líderes do G20 para que façam uma aposta ambiciosa para a capitalização do Fundo Verde para o Clima", disse Ban, ao admitir que esta questão está sendo discutida "ativamente" na cúpula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]