• Carregando...

Um dia antes de Bush anunciar a nova estratégia dos Estados Unidos para o Iraque, uma força de mil soldados americanos e iraquianos enfrentou insurgentes no centro de Bagdá. O confronto de cerca de dez horas teria matado 50 extremistas nos arredores da Rua Haifa, onde fica um reduto dos rebeldes sunitas.

A ação começou antes do amanhecer. Por volta do meio-dia (hora local), helicópteros Apache dos EUA sobrevoaram a área para dar apoio às tropas em terra, segundo a rede americana CNN.

Militares americanos afirmaram que o grupo insurgente reúne integrantes do antigo regime de Saddam Hussein, combatentes estrangeiros e membros da Al-Qaeda no Iraque.

Segundo uma autoridade do Ministério do Interior iraquiano, as tensões na Rua Haifa se acirraram no sábado, quando polícia iraquiana foi atacada ao tentar recuparar corpos jogados perto de um cemitério. De acordo com a fonte, as Forças Armadas do Iraque pediram reforço das tropas americanas. Pelo menos onze insurgentes teriam sido mortos nos confrontos de sábado.

A operação desta terça-feira acontece numa semana de vários episódios de violência - entre eles a morte de oito soldados iraquianos durante um confronto com insurgentes e o assassinato de um funcionário da Unicef em Bagdá.

Pelo menos dez pessoas foram assassinadas na capital iraquiana na segunda-feira, incluindo uma família xiita que passava de van pelo distrito de Dora. Num outro ataque, rebeldes mataram quatro faxineiros que iam de ônibus para o trabalho, no Aeroporto Internacional de Bagdá.

Nesta terça-feira, um porta-voz em Bagdá disse que governo iraquiano apóia a ampliação da presença militar americana no país.

- O governo iraquiano não tem objeção a um aumento nas forças da coalizão. O governo iraquiano apóia essa tendência - disse Ali al-Dabbagh, no primeiro comentário oficial das autoridades sobre a provável decisão de Washington.

Ele disse ainda que o Iraque espera um aumento na ajuda econômica.

Bush deve propor um aumento de 20 mil no número de soldados americanos baseados no Iraque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]