• Carregando...
Quiosques da Praia Central de Guaratuba não têm autorização para funcionar | Carlos Ohara/Gazeta do Povo
Quiosques da Praia Central de Guaratuba não têm autorização para funcionar| Foto: Carlos Ohara/Gazeta do Povo

Bogotá – Forças de segurança colombianas prenderam ontem o maior líder do tráfico de drogas ainda em liberdade no país. Diego Montoya, conhecido como Don Diego, era chefe do Cartel de Norte do Valle – a última grande organização do narcotráfico colombiano e o maior fornecedor de cocaína e heroína para o mercado americano. Ele estava incluído na lista dos dez homens mais procurados pelo FBI junto com o terrorista saudita Osama Bin Laden.

Autoridades de Bogotá qualificaram a prisão como a maior vitória na luta contra o narcotráfico desde a morte do chefe do Cartel de Medellín, Pablo Escobar, no início da década de 1990. "Este é o golpe mais duro para o narcotráfico dos últimos anos", disse o ministro de Defesa Juan Manuel Santos, acrescentando que o Cartel de Valle del Cauca é responsável por cerca de 70% do tráfico de cocaína para os EUA e Europa, além da morte de mais de 1.500 pessoas. "Esperamos que ele produza um grande efeito na sua organização".

Segundo o vice-presidente Francisco Santos, o governo colombiano iniciará rapidamente os trâmites para extraditar o traficante para os EUA. O governo americano oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões por informações que pudessem levar à captura do traficante.

Dom Diego, de 48 anos, foi capturado em uma ação conjunta da polícia com o Exército colombianos, que contou com a colaboração da inteligência inglesa.

Ele se escondia em uma fazenda no município de Zarzal, no departamento do Valle del Cauca, onde seu cartel atua. Quando foi encontrado, estava acompanhado de sua mãe e de dois seguranças e tentou se esconder no matagal da fazenda, mas em pouco tempo foi encontrado pelos agentes de segurança.

Montoya é o segundo chefão do tráfico colombiano preso em pouco mais de um mês. Em agosto, a Polícia Federal brasileira prendeu o traficante Juan Carlos Ramirez Abadía, o Chupeta, em uma casa em um condomínio de luxo em São Paulo. Segundo algumas versões, ele seria subordinado a Don Diego.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]