• Carregando...

Forças de segurança do Iraque lançaram uma forte ofensiva para retomar dois vilarejos que estão sob controle do Estado Islâmico nas províncias de Salahudin e Diyala, informou a agência estatal de notícias da China, Xinhua, citando fontes militares.

Em Salahudin, as forças de segurança, apoiadas por milhares de militantes xiitas, avançam em direção ao vilarejo de Amerli, disse o tenente-general Abdul Amir al-Zaiydi. Os combates tiveram início nesta sexta-feira (29) e, até agora, cerca de 30 militantes do Estado Islâmico foram mortos, segundo Zaiydi.

"Em questão de horas ou, no máximo, um ou dois dias, devemos romper o cerco a Amerli e abrir estradas seguras para levar ajuda aos moradores, que estão lutando para proteger a sua cidade, apesar da escassez de comida e água há mais de dois meses", disse.

Cerca de 4 mil combatentes do grupo xiita chamado Organização Badr estão participando da ofensiva, disse em comunicado Karim al-Nouri, um porta-voz da organização, que é ligada ao clérigo xiita Ammar al-Hakim. Além deles, milhares de outros combatentes xiitas estão lutando para libertar Amerli, segundo a Xinhua.

A província de Salahudin é predominantemente sunita e sua capital, Tikrit, que fica cerca de 170 quilômetros ao norte de Bagdá, é a cidade natal do ex-presidente Saddam Hussein.

Na província de Diyala, no leste do país, as forças de segurança apoiadas por milicianos xiitas e aeronaves, lançaram outra ofensiva e conseguiram libertar a área de Injanah.

A situação no Iraque começou a se deteriorar drasticamente em 10 de junho, com confrontos sangrentos entre as forças de segurança iraquianas e centenas de militantes sunitas, que tomaram o controle da cidade de Mosul, no norte do país. Mais tarde, os militantes expandiram a área sob seu controle, após as tropas iraquianas terem abandonado seus postos em províncias predominantemente sunitas.

Fonte: Dow Jones Newswires.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]