Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
susto

Forte terremoto volta a atingir o México. É o terceiro em cinco meses

Novo abalo sísmico, que foi sentido até na capital, ocorre cinco meses depois de dois tremores que deixaram mais de 400 mortos. Ainda não há informações sobre vítimas

 | YURI CORTEZ/AFP
(Foto: YURI CORTEZ/AFP)

Um terremoto de magnitude de 7,2 na escala Richter atingiu nesta sexta-feira (16) o sul e a região central do México, levando de volta a população às ruas cinco meses depois de dois grandes abalos sísmicos deixarem juntos mais de 400 mortos.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor ocorreu às 17h39 locais (21h39 em Brasília) no oceano Pacífico a 53 km de Pinotepa Nacional, no Estado de Oaxaca, a 615 km da Cidade do México.

A força do abalo, superior a magnitude 6, levou os alarmes a serem tocados na capital e nas principais cidades da região e os prédios foram esvaziados por alguns minutos. Não há informações de danos até o momento.

Segundo o Serviço Sismológico Nacional do México, até por volta das 22h45 (horário de Brasília), o tremor principal já havia gerado 59 réplicas. No entanto, autoridades mexicanas descartaram qualquer risco de tsunami.

Não há registro de feridos no DF (onde fica a Cidade do México), Chiapas e Puebla, segundo o coordenador da Defesa Civil Nacional do México, Luis Felipe Puente.

Já a Defesa Civil de Oaxaca, em mensagem posterior, informou que havia apenas danos materiais, sem mortos.

A Cruz Vermelha Mexicana afirmou que faz atendimentos para ajudar as pessoas que estão com crise nervosa após o terremoto.

O Grupo de Regaste Aéreo Relâmpago do México sobrevoou algumas regiões que tiverem réplicas do sismo e informou que até o momento não havia estragos. O Vale do México, no município de Chalco, o Vale Toluca, e Tecamac, ambos no estado do México, foram vistoriados.

Vídeos mostram tremor na Cidade do México

O site Milênio registrou o tremor em sua própria redação e recebeu um vídeo dos efeitos na Cidade do México.

O veículo de comunicação também publicou outro vídeo filmado em sua redação.

O social media do BuzzFeed México, Gustavo Serrano, filmou o sismo do 38º andar de um prédio, na Cidade do México.

Terceiro tremor acima de 7 graus em menos de cinco meses

Em setembro o país foi atingido duas vezes por terremotos de magnitude superior a 7. O mais mortal, no dia 19 com magnitude 7,1 e epicentro em Puebla, levou à morte de mais de 300 pessoas e destruição ao vale do México, região mais populosa do país.

Doze dias antes, houve o maior abalo da história recente do país, de magnitude 8,2. Com epicentro em Pijijiapan, Chiapas (sudoeste), deixou mais de cem mortos no estado e no vizinho Oaxaca, o mais atingido na ocasião.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.