i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
susto

Forte terremoto volta a atingir o México. É o terceiro em cinco meses

Novo abalo sísmico, que foi sentido até na capital, ocorre cinco meses depois de dois tremores que deixaram mais de 400 mortos. Ainda não há informações sobre vítimas

    • Das agências
    • 16/02/2018 21:40
     | YURI CORTEZ/AFP
    | Foto: YURI CORTEZ/AFP

    Um terremoto de magnitude de 7,2 na escala Richter atingiu nesta sexta-feira (16) o sul e a região central do México, levando de volta a população às ruas cinco meses depois de dois grandes abalos sísmicos deixarem juntos mais de 400 mortos.

    Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor ocorreu às 17h39 locais (21h39 em Brasília) no oceano Pacífico a 53 km de Pinotepa Nacional, no Estado de Oaxaca, a 615 km da Cidade do México.

    A força do abalo, superior a magnitude 6, levou os alarmes a serem tocados na capital e nas principais cidades da região e os prédios foram esvaziados por alguns minutos. Não há informações de danos até o momento.

    Segundo o Serviço Sismológico Nacional do México, até por volta das 22h45 (horário de Brasília), o tremor principal já havia gerado 59 réplicas. No entanto, autoridades mexicanas descartaram qualquer risco de tsunami.

    Não há registro de feridos no DF (onde fica a Cidade do México), Chiapas e Puebla, segundo o coordenador da Defesa Civil Nacional do México, Luis Felipe Puente.

    Já a Defesa Civil de Oaxaca, em mensagem posterior, informou que havia apenas danos materiais, sem mortos.

    A Cruz Vermelha Mexicana afirmou que faz atendimentos para ajudar as pessoas que estão com crise nervosa após o terremoto.

    O Grupo de Regaste Aéreo Relâmpago do México sobrevoou algumas regiões que tiverem réplicas do sismo e informou que até o momento não havia estragos. O Vale do México, no município de Chalco, o Vale Toluca, e Tecamac, ambos no estado do México, foram vistoriados.

    PEDRO PARDO/AFP

    Vídeos mostram tremor na Cidade do México

    O site Milênio registrou o tremor em sua própria redação e recebeu um vídeo dos efeitos na Cidade do México.

    O veículo de comunicação também publicou outro vídeo filmado em sua redação.

    O social media do BuzzFeed México, Gustavo Serrano, filmou o sismo do 38º andar de um prédio, na Cidade do México.

    Terceiro tremor acima de 7 graus em menos de cinco meses

    Em setembro o país foi atingido duas vezes por terremotos de magnitude superior a 7. O mais mortal, no dia 19 com magnitude 7,1 e epicentro em Puebla, levou à morte de mais de 300 pessoas e destruição ao vale do México, região mais populosa do país.

    Doze dias antes, houve o maior abalo da história recente do país, de magnitude 8,2. Com epicentro em Pijijiapan, Chiapas (sudoeste), deixou mais de cem mortos no estado e no vizinho Oaxaca, o mais atingido na ocasião.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.