• Carregando...
Bombeiros observam estragos causados por inundação na vila de Schuld, no distrito de Ahrweiler, na Alemanha, 15 de julho
Bombeiros observam estragos causados por inundação na vila de Schuld, no distrito de Ahrweiler, na Alemanha, 15 de julho| Foto: EFE/EPA/SASCHA STEINBACH

As enchentes causadas por fortes chuvas que atingem a região oeste da Alemanha e a Bélgica deixaram dezenas de mortos e centenas de pessoas ainda não foram localizadas, disseram autoridades alemãs nesta sexta-feira (16). Também há registros de inundações na Holanda e em Luxemburgo.

Após um dia de intensos trabalhos de resgate e de operações para evacuar as cidades que começaram na noite anterior, as autoridades alemãs confirmaram a morte de mais de 100 pessoas em dois estados e disseram que ainda não puderam localizar 1.000 moradores da cidade de Bad Neuenahr-Ahrweiler, no estado da Renânia-Palatinado.

A administração regional de Bad Neuenahr-Ahrweiler afirmou que a rede de telefonia não está funcionando na região, e por isso as autoridades esperam que as pessoas que ainda não puderam ser contatadas estejam simplesmente passando por dificuldades de comunicação. Cerca de 3.500 pessoas da região estão alojadas em acomodações de emergência e mais de mil trabalhadores, entre bombeiros, policiais e outras forças, estão atuando no serviço de emergência, afirmou em comunicado a administração do distrito.

A maioria das mortes ocorreu na Renânia do Norte-Vestfália e na Renânia-Palatinado, no oeste da Alemanha, em cidades cortadas pelos rios Ahr e Reno.

  • Bombeiros observam estragos causados por inundação na vila de Schuld, no distrito de Ahrweiler, na Alemanha, 15 de julho
  • Estragos causados pela enchente em Hagen, Alemanha, 15 de julho
  • Ponte é danificada por enchente em Bad Münstereifel, na Alemanha, 15 de julho
  • Estragos causados pelas chuvas na vila de Schuld, Alemanha, 15 de julho
  • Estragos causados pelas chuvas na vila de Schuld, Alemanha, 15 de julho
  • Pátio de asilo que foi evacuado é inundado pelas fortes chuvas em Hagen, Alemanha, 14 de julho
  • Estragos causados pelas chuvas na vila de Schuld, Alemanha, 15 de julho
  • Estragos causados pelas chuvas na vila de Schuld, Alemanha, 15 de julho
  • Carro é arrastado por enchente na vila de Schuld, Alemanha, 15 de julho
  • Bombeiros e organização de resgate instalam sacos de areia para conter o aumento do nível da água do Düssel, em Düsseldorf Grafenberg, 14 de julho
  • Estragos causados pela enchente em Hagen, Alemanha, 15 de julho
  • Veículo blindado reboca um caminhão da lama após enchente em Hagen, Alemanha, 15 de julho
  • Soldados evacuam um hospital após enchente em Bad Neuenahr, Alemanha, 15 de julho
  • Soldados evacuam um hospital após enchente em Bad Neuenahr, Alemanha, 15 de julho

Helicópteros de vários estados alemães estão ajudando no resgate de pessoas que estão presas no topo de casas e edifícios. As forças armadas da Alemanha enviaram soldados para as regiões afetadas, que estão usando veículos pesados, barcos e ambulâncias nas operações de emergência.

Na Bélgica, autoridades relataram que ao menos 22 pessoas morreram em decorrência das enchentes. Os moradores de Liège foram evacuados na quando o rio Meuse, que corta a quarta cidade mais populosa do país, transbordou.

As chuvas em volumes recordes na região fizeram vários rios transbordar, inundando ruas e casas de várias cidades, arrastando carros e deixando pessoas presas em telhados.

A chanceler alemã, Angela Merkel, que está em visita oficial aos Estados Unidos, falou ao lado do presidente americano Joe Biden sobre a catástrofe. Merkel prestou solidariedade aos que estão sendo atingidos pela tragédia na Alemanha e nos países vizinhos e disse que "esse é um dia marcado pelo medo, desespero e sofrimento, quando pequenos rios se transformaram em torrentes cheias e devastadoras".

A líder alemã disse ainda que teme que a extensão total da tragédia "só será conhecida nos próximos dias" e prometeu enviar auxílio do governo federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]