• Carregando...

Paris (EFE/Reuters) – A França suspeita de um surto do perigosa vírus H5N1, da gripe aviária, em uma fazenda de perus no leste do país, informou ontem o Ministério da Agricultura do país. Se confirmado, esse será o primeiro caso do vírus em aves domésticas na União Européia. O ministério afirmou que uma alta taxa de motalidade entre perus foi descoberta na fazenda, que conta mais de 11 mil aves e está situada na província de l’Ain, onde dois casos da doença foram confirmados em patos selvagens. Os resultados dos exames para detectar se os perus realmente estavam infectados devem sair hoje. O local foi isolado, e todas as aves serão separadas. O ministério anunciou a formação de uma zona de segurança em um raio de três quilômetros em volta da propriedade, algo comum segundo as medidas de emergência da União Européia. O país já começou uma campanha de vacinação cujo objetivo é imunizar cerca de 900 mil gansos e patos até o fim de abril.

Na Índia, as autoridades decidiram isolar a cidade de Navapur, oeste do país, onde foi detectado um surto de gripe aviária, entre outras medidas para evitar a expansão da doença. Os cerca de 30 mil habitantes de Navapur, mais os moradores de 19 povoados próximos, não poderão entrar nem sair da área. A medida foi adotada depois que várias análises preliminares em humanos deram positivas na infecção pelo vírus H5N1.Brasil

O governo brasileiro, por intermédio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem a imediata suspensão das importações de aves oriundas de países com registros de gripe aviária. A medida tem pouco impacto econômico já que o Brasil é o maior exportador de carne de frango e quase não importa o produto. O vírus H5N1 da gripe aviária já foi detectado em mais de 25 países da Europa, Ásia e África. A relação dos países pode ser encontrada no site da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE): www.oie.int.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]