Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
evidências

França diz ter provas de que regime de Assad é responsável por ataque químico na Síria

Segundo o presidente francês, Emmanuel Macron, ao menos cloro foi usado para atacar civis na cidade de Douma

"Nós temos prova de que na semana passada armas químicas foram usadas pelo regime de Bashar al-Assad", disse Macron | YOAN VALAT/AFP
"Nós temos prova de que na semana passada armas químicas foram usadas pelo regime de Bashar al-Assad", disse Macron (Foto: YOAN VALAT/AFP)

O presidente da França Emmanuel Macron afirmou nesta quinta-feira (12) que há provas de que o regime sírio de Bashar al-Assad usou armas químicas no ataque de sábado à cidade de Douma, mantida por rebeldes.

"Nós temos prova de que na semana passada armas químicas foram usadas - pelo menos cloro -, e elas foram utilizadas pelo regime de Bashar al-Assad", afirmou Macron em entrevista na televisão.  

Leia também: Trump no Twitter: mísseis “novos e inteligentes” estão chegando à Síria

O presidente francês não deu detalhes sobre como as provas teriam sido obtidas. Macron disse que trabalha juntamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que eles decidirão sobre como responder ao episódio "quando isso seja mais útil e eficiente".

Ataque

No sábado (7), vídeos publicados pelos Capacetes Brancos (grupo que atua como Defesa Civil em zonas não controladas pelo governo) mostravam muitas vítimas respirando com a ajuda de máscaras de oxigênio. No domingo (8), ao menos 40 pessoas estavam mortas - entre elas, muitas crianças. Além dessas, outras 300 foram afetadas por, possivelmente, gás cloro.

Segundo médicos, as vítimas apresentavam sintomas de asfixia, boca espumando, pupilas dilatadas e olhos ardentes. Além disso, as próprias pessoas afirmaram terem sentido um forte cheiro de cloro.

Com informações da Dow Jones Newswires.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.