• Carregando...

Paris (Das agências internacionais) – A França e a Bélgica divulgaram ontem listas de companhias aéreas que passam a ser proibidas de pousar ou decolar em seus aeroportos por não obedecer aos padrões internacionais de segurança. Além de estarem proibidas de pousos e decolagens, as empresas não poderão usar o espaço aéreo do país que as incluiu na lista.

O diretor da agência de aviação civil da França, Maxime Coffin, afirmou que o rol de companhias citadas pode ser usado para a elaboração de uma relação européia de empresas que seriam banidas por motivos de segurança. Para ele, entretanto, ainda deve levar bastante tempo para se chegar a uma listagem comum aos 25 países da União Européia.

Na última sexta-feira, a União Européia anunciou que vai pôr no papel, em de até seis meses, os nomes das empresas aéreas que perderão a autorização para voar na região. Os quatro acidentes fatais envolvendo aviões ocorridos em agosto apressaram a decisão da UE de banir empresas. No total, mais de 330 pessoas morreram nos acidentes deste mês. "Esperamos que a recomendação comum seja adotada muito em breve, no final deste ano ou no começo do próximo", disse o porta-voz da Comissão Européia (braço executivo da UE), Rupert Krietemeyer.

Ele explicou que cada país europeu deverá divulgar sua própria relação para que então haja uma unificação, ou seja, a empresa listada por um país não poderá voar em nenhum das 25 nações do bloco. A Comissão Européia apresentou o projeto em fevereiro, mas os governos nacionais e o Parlamento Europeu ainda precisam aprovar a medida.

Há exatamente uma semana, a queda de um Boeing 737-200 da Tans caiu no Peru e deixou 40 mortos. Dois brasileiros sobreviveram ao acidente precedido por uma série de tragédias aéreas. A primeira delas ocorreu no dia 6 de agosto, quando 13 pessoas morreram na queda de avião fretado da Tunísia, no Mar Mediterrâneo. No dia 14 de agosto, um avião que se dirigia do Chipre para a República Tcheca colidiu com uma montanha na Grécia, causando 121 mortes. Dois dias depois, em 16 de agosto, um avião da West Caribbean caiu na Venezuela, matando 160 pessoas.

Vetadas

Na BélgicaAfrica Lines (República Centro-Africana)Air Memphis (Egito)Air Van Airlines (Armênia)Central Air Expresse (República Democrática do Congo)ICTTPW (Líbia)International Air Tours (Nigéria)Johnsons Air (Gana)Silverback Cargo Freighters (Ruanda)South Airlines (Ucrânia)

Na FrançaAir Koryo (Coréia do Norte)Air Saint Thomas (EUA)International Air Services (Libéria)Linhas aéreas de MoçambiqueVôos da LAM fretados pela Transairways (Tailândia)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]