• Carregando...
Buscas no local da queda: Airbus 320 estava em bom estado e pilotos não emitiram sinal. | Guillaume Horcajuelo/EFE
Buscas no local da queda: Airbus 320 estava em bom estado e pilotos não emitiram sinal.| Foto: Guillaume Horcajuelo/EFE

Investigadores recuperaram gravações de voz de uma das caixas-pretas do avião da companhia alemã Germanwings que bateu nos Alpes Franceses na terça-feira, matando as 150 pessoas a bordo, e esperam uma transcrição preliminar do conteúdo nos próximos dias. A descoberta ocorreu enquanto o presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, viajavam ao local da queda para prestar homenagem às 150 vítimas.

Condolências

O governo do Brasil transmitiu condolências aos familiares das vítimas e aos governos dos países envolvidos no acidente.

O Ministério das Relações Exteriores ressaltou que não há brasileiros entre as vítimas.

As circunstâncias da queda ainda são uma incógnita. Os investigadores estranham o fato de o Airbus 320 ter levado 8 minutos para cair, mas nenhum sinal de emergência ter sido emitido. O voo 9525 decolou de Barcelona, na Espanha, às 10h01, com destino a Dusseldorf, na Alemanha, onde deveria ter aterrissado às 11h55.

Às 10h30, quando o avia aeronave já estava no espaço aéreo francês, um controlador constatou que o Airbus tinha saído da rota e perdido altitude.

Atentado

O Escritório de Investigações e Análises da França (BEA) informou ontem que não descarta de um atentado terrorista. O diretor do BEA, Rémi Jouty, declarou que o órgão “não tem a menor explicação da razão que levou o avião a descer, nem por que não respondeu às tentativas de contato dos controladores aéreos”.

Piloto saiu da cabine e não conseguiu voltar, indica gravação

Um dos pilotos do voo da Germanwings que caiu nos Alpes franceses teria deixado a cabine da aeronave momentos antes de o avião começar a perder altitude e não conseguiu retornar.A informação foi dada por um investigador ao jornal “The New York Times”, com base nas gravações de áudio da cabine.

Leia a matéria completa

“A curva da trajetória é compatível com a de um avião controlado por pilotos, com a exceção que não imaginamos que haja pilotos que possam conscientemente levar um avião em direção à montanha”, disse Jouty.

O diretor do órgão explicou que essa curva “também é compatível com a de um avião controlado por piloto automático”. “Não há nenhuma informação que faça pensar que havia condições meteorológicas particularmente difíceis”, acrescentou Jouty, que não confirmou se os pilotos estavam conscientes ou se as vozes ouvidas na gravação pertencem à tripulação.

“É inexplicável”

O presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, negou que exista uma relação entre a queda e os reparos feitos na segunda-feira no avião. Na véspera do acidente, as escotilhas dianteiras do trem de pouso fizeram ruído porque não foram fechadas hermeticamente, mas o problema foi corrigido em seguida. “É inexplicável que isso possa acontecer com um avião sem problemas técnicos e com um piloto experiente e treinado pela Lufthansa”, disse Spohr.

Passageiros de 10 nacionalidades estão entre vítimas

Passageiros de pelo menos 10 nacionalidades morreram na queda do Airbus 320. Asmae Ouahoud el Allaoui, 23 anos, e Mohammed Tehrioui, 24, eram marroquinos e haviam se casado no sábado.

Leia a matéria completa

O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, disse  que não há indícios sólidos de que a queda “tenha sido provocada por terceiros”. “Não existe evidência concreta de que terceiros estavam envolvidos nas causas do acidente”, afirmou, pedindo que as pessoas não divulguem rumores. “Devemos evitar especulações sobre possíveis causas”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]