• Carregando...

O ministro do Interior da França, Nicolas Sarkozy, ordenou a expulsão de todos os estrangeiros envolvidos nos distúrbios urbanos que têm sacudido o país há duas semanas. Ele disse que até agora, a polícia constatou a participação de 120 estrangeiros, nem todos ilegais, nos atos de violência. Sarkozy disse ter pedido aos governos locais que determinem a deportação até dos que têm visto de residência.

A medida foi anunciada ao mesmo tempo em que começou a vigorar para 38 localidades da França, inclusive Paris, a lei de estado de emergência que permite a imposição de toque de recolher para conter os distúrbios urbanos. A lista das cidades e bairros onde as autoridades terão seus poderes ampliados para lidar com a violência foi divulgada nesta quarta-feira, um dia depois de o gabinete de ministros aprovar as medidas de exceção e de o país ter vivido uma madrugada de redução da violência.

As cenas de baderna que se repetem há 13 noites são atribuídas a jovens franceses pobres de famílias africanas e árabes, mas também caucasianas, que se queixam de racismo e falta de igualdade.

TOQUE DE RECOLHER - As principais cidades com permissão para toque de recolher são: Paris, Estrasburgo, Lile, Nice, Marselha, Rouen, Tolousse, Aimens, Dijon e Le Harvre.

A província dos Alpes Marítimos, no Sudeste do país, também decretou toque de recolher para menores desacompanhados em Nice e 20 outras cidades da Costa Azul. Cannes, Grasse, Antibes e Villefranche-sur-Mer também estão na lista. O toque de recolher vale das 22h às 5h e prevê a proibição de circulação e reunião em lugares públicos de "menores desacompanhados de um adulto com autoridade legal sobre eles". A medida vai vigorar pelo menos até o dia 20, quando termina o prazo máximo previsto pela lei dos anos 50 invocada pelo governo francês para permitir o toque de recolher. Há negociações, porém, para adoção de uma nova lei, com prazo maior.

Em Nice e Saint-laurent-du-Var, foram adotadas medidas complementares. Quinze pontos de venda de bebida alcoólica nessas cidades terão que fechar durante o toque de recolher. Os Alpes Marítimos passaram por cinco noites consecutivas de distúrbios, nos quais foram incendiados 155 veículos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]