• Carregando...
Criança é abençoada por Papa Francisco após a missa de Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Celebração deu início às festividades da Semana Santa | Max Rossi/Reuters
Criança é abençoada por Papa Francisco após a missa de Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Celebração deu início às festividades da Semana Santa| Foto: Max Rossi/Reuters

Alegria, cruz, jovens. Essas três palavras foram o destaque da homilia do papa Francisco na missa de Domingo de Ramos ou da Paixão do Senhor, que abriu as celebrações da Semana Santa, ontem, na Praça de São Pedro. Ao se dirigir aos jovens, que participavam da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em nível diocesano, em Roma, o papa os convidou a participar com ele da JMJ do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.

"Na esteira do Beato João Paulo II e de Bento XVI, também eu me ponho a caminho convosco. Já estamos perto da próxima etapa desta grande peregrinação da Cruz de Cristo. Olho com alegria para o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontramo-nos naquela grande cidade do Brasil. Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro", disse Francisco.

A homilia, lida em italiano, durou 13 minutos. O papa falou em pé, em voz clara, desviando algumas vezes os olhos do papel, para uma multidão calculada em 250 mil pessoas, que enchia a Praça de São Pedro e se estendia pela Via della Conciliazione, que dá acesso ao Vaticano.

Francisco descreveu o espírito de alegria na entrada de Jesus em Jerusalém, comemorada com a procissão do Domingo de Ramos, refletiu sobre sua morte na cruz no Calvário e comemorou com os jovens a JMJ diocesana. "Abraçada com amor, a cruz de Cristo não leva à tristeza, mas à alegria", pregou Francisco. E, insistindo no entusiasmo dos jovens nas jornadas da juventude, acrescentou: "Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós trazei-nos a alegria da fé e dizei-nos que devemos viver a fé com um coração jovem, sempre... mesmo aos 70, 80 anos! Com Cristo, o coração nunca envelhece".

Nossa Senhora das Dores

A missa encerrou-se às 11h30 (7h30 de Brasília) com a recitação do Ângelus, ou anúncio do Arcângelo Gabriel a Maria. Antes dessa oração e de dar a bênção fina, Francisco pediu a bênção de Nossa Senhora das Dores especialmente para "quem está vivendo situações mais difíceis... de modo particular as pessoas vítimas de tuberculose, sendo hoje o dia mundial da luta contra esta doença". "E de modo especial entrego a Maria vós próprios, caríssimos jovens, e o vosso itinerário rumo ao Rio de Janeiro. Um bom caminho a todos", concluiu Francisco. Os milhares de jovens que se destacavam na multidão com suas faixas e bandeiras aplaudiram com entusiasmo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]