• Carregando...
O diretor da Migração Colômbia, Carlos García, disse que este ano o país ficou sobrecarregado na sua “capacidade de responder” ao fluxo migratório da Venezuela
O diretor da Migração Colômbia, Carlos García, disse que este ano o país ficou sobrecarregado na sua “capacidade de responder” ao fluxo migratório da Venezuela| Foto: EFE/Mauricio Dueñas Castañeda

A Migração Colômbia, autoridade migratória colombiana, divulgou nesta segunda-feira (18) que cerca de 2,8 milhões de venezuelanos vivem no país.

A Colômbia é o principal destino da chamada diáspora venezuelana, que ocorre devido à perseguição política e ao desastre econômico do chavismo.

Segundo informações da agência EFE, o diretor da Migração Colômbia, Carlos García, comemorou em entrevista coletiva a emissão de mais 500 mil Autorizações de Proteção Temporária (PPT, na sigla em espanhol) para imigrantes venezuelanos.

“A Colômbia é uma válvula de pressão por onde entram os fluxos de toda a América Central”, disse García, mencionando a passagem de venezuelanos que tentam seguir para os Estados Unidos a partir do território colombiano.

García disse que este ano a Migração Colômbia ficou “sobrecarregada” na sua “capacidade de responder a estes fluxos regulares e irregulares”, mas que para 2024 a agência governamental estará mais preparada para essa resposta.

O diretor afirmou que a Colômbia espera até o final do ano que vem regularizar os cerca de 300 mil venezuelanos que vivem ilegalmente no país.

Segundo a Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), mais de 7,7 milhões de pessoas deixaram a Venezuela nos últimos anos. Destas, mais de 6,5 milhões foram recebidas por países da América Latina e do Caribe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]