• Carregando...

O furacão Ofélia pairava sobre a costa sudeste dos Estados Unidos neste domingo e poderá atingir a Carolina do Norte em meados desta semana, segundo metereologistas do Centro Nacional de Furacões dos EUA. Eles advertiram, no entanto, que a trajetória do Ofélia é difícil de prever porque o fenômeno continua estacionário.

O governador da Carolina do Norte, Mike Easley, declarou estado de emergência no sábado e houve ordem oficial de desocupação dos não-residentes na ilha de Ocracoke - cerca de 3.000 turistas. Um alerta sobre furacões cobre a área entre Edisto Beach, na Carolina do Sul, até Cape Lookout, na Carolina do Norte, preparando milhões de moradores contra ventos fortes nas próximas 36 horas.

Os ventos mais fortes do Ofélia chegaram a 136 quilômetros por hora e não se espera que fiquem muito mais fortes nos próximos dois dias, de acordo com os metereologistas. Eles acreditam que o furacão se mova para a Carolina do Norte apenas na quarta ou na quinta-feira.

O Ofélia foi considerado um furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson (que vai até 5), o que poderia provocar ondas de até 1,5 metro, invadindo estradas costeiras e danificando ancoradouros, árvores, mas dificilmente causando danos estruturais significativos. Já o Katrina era de categoria 4 na mesma escala quando atingiu a costa americana, devastando Louisiana e Mississippi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]