• Carregando...

O furacão Emily alcançou a ilha de Cozumel na costa da península de Yucatán com ventos de 215 quilômetros por hora e ondas de mais de sete metros, que derrubaram postes, arrancaram árvores e provocaram inundações. Milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas.

Às 23h30 (1h30 em Brasília), o furacão tocou a costa mexicana com uma categoria de quatro de um máximo de cinco na escala Saffir-Simpson e afetou a zona de Xel-Ha na Riviera maia, a cerca de 145 quilômetros ao sul de Cancún.

As autoridades indicaram que foram evacuadas de forma preventiva cerca de 74 mil pessoas, 30 mil em Playa del Carmen, a 62 quilômetros ao Sul de Cancún, entre eles 20 mil turistas que foram hospedados em albergues em Cancún.

Desde as primeiras horas da chegada do Emily, os fortes ventos e chuvas causaram também constantes cortes na rede de eletricidade pela queda de 45 postes.

O aeroporto internacional de Cancún fechou às 16h (18h de Brasília) sem incidentes graves. Durante a manhã de domingo o terminal aéreo ficou lotado de turistas nacionais e estrangeiros que partiram para seus lugares de origem antes da chegada do furacão.

O governador de Yucatán, Félix Gonzáles, informou que o estado de emergência poderá ser suspenso nesta segunda-feira após 13h (15h de Brasília), uma vez que o furacão tenha abandonado a área da península e entre no Golfo do México.

Não foi registrada nenhuma informação sobre vítimas nos estados de Quintana Roo e Yucatã. Fortes inundações ocorreram nas zonas costeiras e regiões baixas das cidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]