• Carregando...

O ex-presidente peruano Alan García, favorito para as eleições presidenciais de 4 de junho, acusou nesta quarta-feira seu adversário, Ollanta Humala, de empreender uma "guerra suja" contra ele às vésperas do primeiro debate eleitoral.Foram apreendidos na terça-feira milhares de folhetos com os dizeres "Alan García mentiroso e corrupto", em uma gráfica da qual Isaac Humala, pai de Ollanta, é advogado.

O primeiro debate entre os dois acontece na noite de domingo.

- O país quer um debate de idéias de alto nível, sem golpes baixos e sem escândalos (...) É lamentável que a própria família do candidato esteja metida nessa guerra suja - disse García, cujo governo anterior, entre 1985 e 1990, acabou numa grave crise econômica.

Humala é um militar aposentado que pretende nacionalizar a economia e que conta com o apoio do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Ele negou que tenha mandado imprimir os folhetos, e afirmou que não pode responder pelos atos do pai.

Segundo a mais recente pesquisa de opinião do instituto Apoyo, García seria o vencedor do segundo turno com cerca de 56 por cento dos votos válidos, contra 44 por cento de Humala.

Para analistas, García é considerado um "mal menor" diante de Humala, que pretende aumentar o controle do Estado sobre a economia, que vem registrando seu quinto ano consecutivo de crescimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]