• Carregando...

O presidente peruano, Alan García, disse na terça-feira que a Suprema Corte do Chile está demorando para tomar uma decisão final do pedido de extradição do ex-presidente Alberto Fujimori ao Peru, após a Justiça chilena afirmar que dará seu veredicto depois de 19 de setembro.

Fujimori, detido no Chile desde 2005 após viver quase cinco anos em Tóquio graças à sua dupla cidadania japonesa, é acusado de abuso contra os direitos humanos e corrupção durante o período que governou o Peru, entre 1990 e 2000.

A Suprema Corte do Chile disse na terça-feira que a partir de quinta-feira da próxima semana informará sobre sua decisão, que será inapelável. Em julho, o juiz chileno Orlando Alvarez rejeitou o pedido de extradição do ex-presidente.

"Já estão alongando (a extradição de Fujimori)", disse García em entrevista coletiva.

"Nada podemos dizer, não é bom especular, mas confiamos em seu espírito jurídico, confiamos que haverá uma decisão favorável ao Peru", completou.

Fujimori, de 69 anos, cumpre atualmente prisão domiciliar numa casa localizada em Chicureo, um bairro nobre nos arredores de Santiago, e já assegurou que acatará a sentença da Justiça chilena, mesmo que ela não lhe seja favorável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]