• Carregando...
Ferhat Tokay (deitado), de 13 anos, sobreviveu bebendo água que escorria entre os escombros | Ahmet Izgi/Anadolu Agency/Reuters
Ferhat Tokay (deitado), de 13 anos, sobreviveu bebendo água que escorria entre os escombros| Foto: Ahmet Izgi/Anadolu Agency/Reuters

Um menino de 13 anos foi retirado dos escombros de um prédio desabado sem ferimentos ontem, cinco dias após o forte terremoto que atingiu o leste da Turquia. Ferhat Tokay disse que sobreviveu porque bebeu água da chuva que escorria entre os escombros.

O terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala Richter destruiu 2 mil prédios, matou 575 pessoas e deixou cerca de 2.500 feridos, além de milhares de de­­sabrigados. As autoridades afirmam que 5.700 prédios foram danificados e não podem ser habitados.

O ministro do Interior da Turquia, Idris Naim Sahin, disse que as buscas continuam em Ercis, cidade mais atingida pelo terremoto.

"Felizmente, conseguimos resgatar sobreviventes", afirmou. Sahin afirmou que a falta de tendas para abrigar as milhares de pessoas desabrigadas é um problema que foi praticamente resolvido ontem.

Ferhat Tokay trabalhava nu­­ma loja de sapatos quando o terremoto devastou Ercis.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) disse que está enviando auxílio em emergência para milhares de pessoas que ficaram desabrigadas no leste da Turquia. O porta-voz do Acnur, Adrian Edwards, disse que o primeiro dos quatro aviões cargueiros pousará na cidade de Erzurum, a partir de onde caminhões levarão os suprimentos até a província de Van. Edwards disse que é "grande a necessidade de abrigos" e cada avião transportará 500 tendas e 10 mil cobertas.

A chuva e a neve agravavam a situação dos desabrigados. Os primeiros flocos de neve na ma­­nhã de quinta-feira e o frio glacial registrado durante a noite são maus presságios para os ha­­bitantes e as equipes de socorro. As precipitações dificultam as operações e aumentam os riscos de hipotermia nas pessoas ainda sob os escombros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]