• Carregando...

Quarenta e seis por cento dos chilenos aprovam a gestão da presidente Michelle Bachelet, revelou uma pesquisa na quinta-feira, seguindo a linha de outras sondagens recentes, que mostraram uma queda de sua popularidade.

A pesquisa do Centro de Estudos Públicos (CEP), a primeira da entidade sobre o governo de Bachelet, mostrou que aproximadamente 31% dos consultados desaprovam a forma com que ela está conduzindo o país.

Bachelet assumiu o governo em 11 de março com aprovação superior a 60%, segundo outras sondagens, mas sua popularidade tem caído em pesquisas recentes após grande protesto estudantil em maio e junho.

Cerca de 57% dos entrevistados pensam que a presidente tem atuado com "debilidade" frente a pressões de instituições, grupos e pessoas, enquanto 34% acreditam que ela age com firmeza.

Na pesquisa, a popularidade de Bachelet, da coalizão Concertación, que tem governado o Chile nos últimos 16 anos, está longe da aprovação de 71% que os entrevistados mostraram em relação ao governo de seu antecessor, Ricardo Lagos.

A educação teve forte alta nas menções dos entrevistados sobre os principais problemas entre os quais o governo deveria colocar maior esforço em solucionar, e ficou atrás da delinquência e saúde.

O resultado da pesquisa mostrou ainda que 42% aprovam a forma com que Bachelet e sua equipe econômica estão comandando a economia do país. Já 34% desaprovam.

A pesquisa, realizada entre 24 de junho e 13 de julho, contempla um universo de 1.505 pessoas em todo o país, com um nível de precisão de 2,7% e 95% de confiança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]