• Carregando...
EUA intensificaram vigilância sobre empresas chinesas investigadas por risco de ameaça à segurança nacional
EUA intensificaram vigilância sobre empresas chinesas investigadas por risco de ameaça à segurança nacional| Foto: EFE/EPA/ALEX PLAVEVSKI

Os Estados Unidos investigam a farmacêutica chinesa WuXi AppTec por supostamente transferir dados de clientes americanos para o regime de Pequim, colocando em risco a segurança nacional do país, disseram fontes da inteligência de Washington à agência Reuters.

A Casa Branca está preocupada com o fato de certas empresas chinesas desenvolverem biotecnologia que possa ser usada por militares chineses.

As informações foram compartilhadas com o Senado no mês passado, enquanto os legisladores preparam um projeto de lei de segurança biotecnológica visando a WuXi AppTec e outras empresas sediadas em Pequim, segundo as fontes da inteligência, que passaram os detalhes sob anonimato.

A WuXi AppTec atua na área de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de matérias-primas farmacêuticas e medicamentos. Entre seus clientes estão grandes empresas farmacêuticas e pequenas empresas de biotecnologia.

No mês passado, o Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional alertou a Casa Branca sobre o desenvolvimento científico e tecnológico de Pequim por meio do roubo de propriedade intelectual e de outros meios para obter "vantagens econômicas e militares".

Em resposta às acusações, um porta-voz da WuXi AppTec afirmou que a empresa farmacêutica “respeita e cumpre integralmente os requisitos das autoridades federais e estaduais dos EUA".

“Não temos conhecimento de nenhuma transferência não autorizada pela WuXi AppTec de dados ou propriedade intelectual de qualquer cliente dos EUA para a China. Proteger as informações de nossos clientes é de extrema importância para nós e as armazenamos de acordo com suas instruções”.

Os EUA são o principal gerador de receita para a Wuxi. No ano passado, segundo dados da empresa, mais de dois terços dos valores arrecadados vieram do país. Entre 2018 e 2023, A receita da empresa mais que quadruplicou, chegando a US$ 5,6 bilhões (R$ 28 bilhões).

A embaixada da China em Washington também se manifestou, dizendo que as alegações do Congresso de que o WuXi AppTec representava uma ameaça à segurança nacional eram "injustificadas".

“Se alguém acredita que a WuXi AppTec ou as suas empresas relacionadas violaram as leis relativas aos direitos de propriedade intelectual, deve fornecer provas convincentes para apoiar as suas alegações”, declarou.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]