• Carregando...

O presidente da Nigéria, Good­­luck Jonathan, conseguiu se reeleger no pleito realizado sábado passado no país, segundo os re­­sultados anunciados ontem pela comissão eleitoral.

Os números de todos os 36 estados mais a capital mostram que Jonathan teve mais de 22 mi­­lhões de votos. O principal oposicionista, o ex-comandante militar Muhammadu Buhari, teve cerca de 12 milhões de votos.

O presidente reeleito recebeu também mais de 25% dos votos em pelo menos três quartos dos estados do país – requisito para se evitar um segundo turno.

A segunda-feira foi marcada por tumultos envolvendo mi­­litantes da oposição a Jonathan no norte da Nigéria, expondo as diferenças étnicas e religiosas que ainda dividem a nação mais populosa da África.

Jonathan, que é cristão, assumiu a Presidência nigeria­­na em maio do ano passado, depois da morte do líder eleito Umaru Yar’Adua, que era mu­­çulmano.

Em discurso transmitido pela televisão na noite de on­­tem, conclamando o país à união, Jonathan pediu para os nigerianos que interrompessem os conflitos imediatamente. "Nenhuma ambição política vale o sangue de nem um nigeriano sequer", afirmou o presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]