• Carregando...
O famoso Coliseu de Roma pode ser visitado como era em 320 a.C. | Reprodução Reuters
O famoso Coliseu de Roma pode ser visitado como era em 320 a.C.| Foto: Reprodução Reuters

Já pensou em visitar as ruas e as construções de Roma antiga como elas eram três séculos antes de Cristo? Na semana passada foi lançada uma nova ferramenta do Google Earth and Maps, aquele serviço tridimensional que permite navegar por imagens de satélite de ruas de cidades, mas que agora possibilita também visitar a mais antiga metrópole do mundo, como ela era na época de 320 a.C.

O chefe de tecnologia do Google, Michael T. Jones, esteve em Roma para lançar a nova ferramenta, baseada na arquitetura virtual da cidade antiga criada por acadêmicos italianos e norte-americanos.

A novidade permite que 400 milhões de pessoas que visitam o Google Earth entrem no Fórum da Roma antiga "ou passeiem pelo Circus Maximus e imaginem ser Ben-Hur", disse Jones. "É uma experiência de uma Roma viva, vibrante, imperial. Não é arqueológica. É como se você vivesse em Roma", acrescentou ele de dentro do escritório do prefeito, do topo da Colina do Capitólio, com a vista do Fórum, do Coliseu e do Monte Palatino.

Educação

Jones, o co-fundador do Google Earth and Maps, disse que esta é a última de uma série de ferramentas educativas do Google que não têm necessariamente objetivo de lucro. No passado, o Google já trabalhou com as Nações Unidas para fazer imagens com proximidade de campos de refugiados em Darfur com o intuito de aumentar a consciência em relação às atrocidades. Também é possível através da ferramenta fazer uma visita virtual ao campo de concentração de Auschwitz e reviver os horrores de holocausto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]