Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
confronto

Governo de Israel aprova mobilização de 75 mil reservistas

Nesta quinta (15), as Forças Armadas israelenses haviam convocado 30 mil reservistas em resposta aos ataques do Hamas

Em veículos armados, soldados israelenses aguardam ordens nesta sexta-feira (16) na fronteira com a Faixa de Gaza | AFP PHOTO/MENAHEM KAHANA
Em veículos armados, soldados israelenses aguardam ordens nesta sexta-feira (16) na fronteira com a Faixa de Gaza (Foto: AFP PHOTO/MENAHEM KAHANA)

O governo israelense autorizou nesta sexta-feira à noite a mobilização de 75.000 reservistas do Exército como parte de sua operação contra os grupos armados palestinos de Gaza, anunciou a televisão israelense.

Esta decisão foi tomada ao final de uma reunião em Tel Aviv do gabinete de segurança do governo Netanyahu, composto pelos nove principais ministros, indicou a segunda maior rede de televisão do país.

O secretário do governo israelense, Zvi Hauser, havia dito antes que tinha realizado consultas por telefone com os principais ministros para obter este sinal verde.

Mais cedo, o Exército havia anunciado que o processo de convocação de 16.000 soldados reservistas estava em andamento.

Na quinta-feira, o ministro da Defesa, Ehud Barak, já havia aprovado a convocação de um contingente de até 30.000 reservistas, que poderiam ser mobilizados a qualquer momento, enquanto os dirigentes israelenses agitavam a ameaça de uma ofensiva terrestre contra a Faixa de Gaza.

No campo de batalha, um jornalista da AFP viu nesta sexta blindados de transportes de tropas e tanques se deslocando perto do posto fronteiriço entre Israel e a Faixa de Gaza.

Além disso, o Exército bloqueou nesta sexta-feira à noite todas as rotas principais em torno da Faixa de Gaza, anunciando que elas estão em uma zona militar fechada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.