• Carregando...

O presidente iemenita Abd-Rabbu Mansour Hadi destituiu nesta terça-feira importantes chefes militares ligados ao ex-presidente Ali Abdula Saleh, sob a forte suspeita de que eles tenham dado apoio à rede extremista Al-Qaeda no atentado da última segunda-feira na Praça al-Sabin. No ataque, que deixou mais de 120 mortos e outros 300 feridos, um homem-bomba invadiu o ensaio da comemoração aos 22 anos da unificação do país e detonou os explosivos. O local é fortemente vigiado por forças de segurança iemenitas, pois também abriga a sede da presidência. O fato reforça que seria praticamente impossível que um dos radicais conseguisse se infiltrar sem contar com a ajuda de forças internas, afirmou o ministro da Informação do Iêmen, Ali al Amrani.

Na lista negra de destituições do presidente Hadi, três alto comandantes militares ligados a Saleh chamam a atenção: o chefe das Forças de Segurança Central e sobrinho do ex-presidente, Yehia Saleh; o comandante da Divisão de Resgate e o vice-chefe da Segurança Nacional. O chefe do Serviço de Inteligência do Iêmen, Ammar Mohameed Abdulá Saleh - membro da família de Saleh - foi demitido de forma descrita como "fulminante".

"Duvido que um terrorista sem ajuda consiga se infiltrar na Praça Sabaín, tão fortemente protegida pela Guarda Republicana e pelas Forças de Segurança Central", assegurou um especialista em segurança ao diário "Yemen Post".

Na segunda-feira, uma autoridade iemenita disse que o suicida era um homem que usava vestes de soldado. Mais de mil pessoas participavam do treino para as comemorações, no entanto, todas as vítimas eram militares das Forças de Segurança Central, lideradas pelo sobrinho de Saleh. O incidente foi maior ataque realizado na capital iemenita desde que Hadi tomou posse, em fevereiro.

Mesmo após o atentado de segunda-feira, a parada de comemoração à unificação do país não foi cancelada e correu tranquilamente nesta terça. Hadi assistiu ao desfile protegido por uma parede de vidro blindado e, ao fim do evento, reforçou que o Iêmen não irá se render à vontade dos terroristas.

"A guerra contra o terrorismo continuará até que este seja extirpado e aniquilado completamente", defendeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]