• Carregando...

O governo da Colômbia e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) concluíram hoje, em Havana (Cuba), um outro ciclo de suas negociações de paz sem chegar a um acordo sobre o tema das drogas e de seu tráfico.

Os dois lados, porém, dizem que fizeram progressos significativos.

"Durante este ciclo de conversações, discutimos todos os aspectos sobre a solução ao problema das drogas ilícitas, e pudemos alcançar acordos sobre vários pontos", indicaram ambas as partes em uma declaração conjunta à imprensa ao final do 24º ciclo de seus diálogos paz.

Eles explicaram que durante a próxima semana as duas partes farão consultas separadamente para analisar questões que ainda estão em discussão sobre as drogas e o tráfico de drogas.

Este é o terceiro tema de discussão pelo governo e as Farc desde o início deste processo, em novembro de 2012.

As partes também aproveitaram o comunicado para convidar "todos os cidadãos e organizações sociais a participar com as suas propostas sobre a agenda de conversações através do seu site ou através dos governos e das prefeituras do país".

Ao final deste ciclo, a equipe de negociação do governo de Juan Manuel Santos não se pronunciou à imprensa.

As Farc apresentaram as suas considerações por meio do chefe da sua delegação, Ivan Marquez, número dois do grupo guerrilheiro.

Ele disse que o ciclo de negociações teve um progresso significativo e que eles estão em um "bom ambiente, insuperável", e previu que em algum momento certamente serão dadas notícias sobre este tópico.

Marquez leu uma declaração indicando que eles estão prestes a fechar a discussão sobre as drogas ilícitas e já se preparam para iniciar o quarto tema da agenda, que será sobre as vítimas do conflito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]