• Carregando...
O premiê Shinzo comemora resultado favorável | Issei Kato/Reuters
O premiê Shinzo comemora resultado favorável| Foto: Issei Kato/Reuters

2016 é o prazo máximo para o Japão realizar nova eleição geral. Com o controle do Parlamento, o premiê Shinzo Abe deve ficar no poder até lá.

A coalizão do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, conquistou importante vitória na eleição para o Senado ontem, consolidando o seu domínio no congresso e preparando o terreno para o primeiro governo estável do Japão desde a saída do carismático Junichiro Koizumi em 2006.

A vitória eleitoral referenda o plano do premiê para reativar a economia, mas, ao mesmo tempo levanta a preocupação sobre a possibilidade de ele enfatizar a pauta nacionalista. Questiona-se também se ele conseguirá manter a disciplina no seu partido e aprovar reformas.

A vitória é uma redenção política para Abe, que, em 2007, sofreu humilhante derrota numa eleição do senado, durante seu primeiro período como primeiro-ministro.

A divisão no parlamento permitiu que a oposição bloqueasse legislações, resultou na renúncia de Abe e impediu o avanço de medidas durante a maior parte do tempo desde então.

"As pessoas querem políticos que possam tomar decisões e administrar de forma estável. Isso está por trás do resultado", disse a uma tevê local Masahiko Komura, vice-presidente do partido liberal, de Abe.

Abe, que retornou ao poder depois da vitória da sua coalizão nas eleições para a Câmara, em dezembro, tem dito que vai manter o foco do governo em melhorar a economia, com uma mistura de flexibilização da política monetária, gastos governamentais e reformas estruturais. Ontem, seus partidários reforçaram essa promessa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]