Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Governo Trump processa Nova York por lei que dificulta prisão de imigrantes ilegais

O presidente dos EUA, Donald Trump. (Foto: FRANCIS CHUNG/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O governo Trump abriu um processo contra o estado de Nova York nesta quinta-feira (12), alegando que uma lei estadual, aprovada em 2020, impede a atuação de agentes federais ao proibir prisões de imigrantes ilegais dentro e nos arredores de tribunais.

A ação foi protocolada em um tribunal federal em Albany, Nova York, e marca mais um capítulo da disputa entre autoridades federais e estaduais sobre políticas de imigração nos Estados Unidos.

De acordo com o Departamento de Justiça, a lei de Nova York, um estado controlado por democratas, “frustra a aplicação das leis federais de imigração justamente em um ambiente controlado, onde as autoridades podem realizar prisões de forma segura”. O governo Trump argumenta que a norma estadual contraria a Constituição americana, mais especificamente a chamada “cláusula de supremacia”, que determina que leis federais prevalecem sobre leis estaduais em caso de conflito.

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pamela Bondi, afirmou que Nova York adota medidas semelhantes às implementadas pela Califórnia para evitar a prisão de imigrantes ilegais. Em nota oficial, Bondi declarou que “este novo processo, em uma série de ações contra cidades santuário, demonstra o compromisso do Departamento de Justiça com a segurança dos americanos e com a aplicação rigorosa da lei”.

Em resposta, a procuradora-geral do estado de Nova York, Letitia James, do Partido Democrata, garantiu que o governo estadual, controlado pela democrata Kathy Hochul, irá defender a legislação e justificou que o objetivo é garantir o acesso de todos os moradores ao sistema de Justiça. Segundo ela, a lei “assegura que todo nova-iorquino possa acessar nossos tribunais e buscar justiça sem medo”.

De acordo com agência Reuters, o Departamento de Justiça de Trump já havia processado Nova York em fevereiro deste ano por outra lei que limita a cooperação entre autoridades estaduais e agentes federais de imigração. O caso segue em tramitação na Justiça.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros