• Carregando...

Roma (EFE) – O medo da gripe aviária se traduzirá neste ano em uma queda mundial no consumo de aves que pode chegar a 3 milhões de toneladas abaixo das previsões, informou ontem a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O volume indica uma queda de cerca de 4% em relação aos 83 milhões de toneladas que se estimava vender este ano. Diante do pânico causado pela doença na Europa, no Oriente Médio e na África, o impacto não parece tão grande, mas segundo a especialista em pordutos agrícolas da FAO, Nancy Morgan, tudo vai depender do avanço da doença e dos efeito dos esforços para contê-la.

Além disso, há países em que a queda no consumo é dramática. Na Europa, a diminuição oscila de 70% na Itália a 20% na França. A crise afetou também o setor de rações avícolas, cuja demanda caiu em alguns países até 40%.

Com a queda do consumo, os preços também cairão, o que ameaçará "a rentabilidade da indústria avícola em nível mundial, assim como os meios de subsistência e as oportunidades de emprego no mundo rural dos países em desenvolvimento".

Na África, os consumidores de países afetados, como o Egito e a Nigéria, estão deixando de comprar aves de granja e ovos, da mesma forma que os cidadãos de Estados vizinhos que ainda não foram afetados, o que indica a perda dos meios de subsistência dos pequenos produtores. Na Índia, foi registrada uma queda do consumo de 25%, com a diminuição dos preços entre 12 e 13%.

Brasil

A notícia é ruim para o Brasil, um dos maiores produtores e exportadores de produtos avícolas do mundo. Por aqui, onde as vendas externas correspondem a 30% do total do setor, o preço dos animais recém-nascidos já está caindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]