• Carregando...

ISTAMBUL - Um oficial de saúde turco disse nesta segunda-feira que o vírus da gripe aviária foi detectado em mais cinco pessoas na Turquia, informou a agência de notícias estatal Anatolian. Em Istambul, maior cidade turca, cerca de 20 pessoas são suspeitas de estarem com a doença. Milhares de aves foram sacrificadas na Turquia para evitar que a doença se alastre. O ministro da Saúde turco, Recep Akdag, comfirmou 14 casos da doença, deixando autoridades da União Européia (UE) em alerta. O mal estaria se disseminando mais rapidamente do que o previsto.

Também nesta segunda-feira, a China confirmou o oitavo caso humano da doença no país, informou a agência de notícias estatal Xinhua. O menino de 6 anos, que mora na província de Hunan, está sendo tratado em um hospital, disse o Ministério da Saúde.

Uma autoridade do Ministério da Saúde Turan Buzgan disse à agência que resultados de testes de laboratório mostraram que há novos casos nas provícias de Kastamonu, Corum e Samsun, no Mar Negro, e na província de Van, no Leste do país.

O primeiro caso de gripe aviária registrado fora da China e do sudeste da Ásia ocorreu na semana passada numa área rural ao leste da Turquia, quando três crianças da mesma família morreram depois de contraírem o vírus tipo H5N1.

No domingo, foram registrados cinco novos casos de gripe aviária no país, aumentando o temor da propagação da doença aos arredores da Europa. Três pacientes em Ancara, sendo duas crianças e um adulto, e dois na cidade oriental de Van estão contaminados com o vírus letal H5N1.

Casos de contágio da doença também foram relatados no sábado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), duas crianças turcas, de 5 e 8 anos, foram hospitalizadas e tiveram o diagnóstico confirmado para gripe aviária. De acordo com a porta-voz da OMS, as duas crianças também são da parte oriental do país, onde ocorreram as três mortes na mesma família.

A UE proibiu nesta segunda-feira a importação de penas não tratadas de seis países perto da Turquia a fim de diminuir o risco de disseminação da gripe aviária no bloco. O número de casos humanos da doença está aumentando na parte oriental do território turco, chegando a um total de 12 - com três mortes.

Os países atingidos pela medida são Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Irã, Itaque e Síria. A UE já proíbe a importação de aves vivas e produtos avícolas, incluindo penas, da Turquia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]