• Carregando...

Cientistas descobriram o gatilho que inicia o processo de coagulação sanguínea, o que pode ter implicações tanto para evitar problemas cardiovasculares, como a trombose, quanto para ajudar quem tem dificuldades de cicatrização. A chave está na molécula de RNA (a "irmã" do DNA).

Os cientistas já sabiam que o sangue coagulava espontaneamente quando colocado em um recipiente de vidro ou de cerâmica, porque as chamadas "proteínas de contato" são ativadas -– dando início à reação em cadeia que leva à formação de coágulos. No organismo vivo, eles descobriram que o RNA tem a mesma função.

Segundo os cientistas envolvidos no trabalho, o RNA age como uma "substância estranha natural" dentro do organismo, instigando a formação de coágulos quando tecidos sofrem danos. O DNA, de acordo com eles, também tem uma ação parecida, mas não na mesma proporção -– muito provavelmente porque ele fica concentrado no núcleo celular, enquanto o RNA é encontrado em toda a célula.

O grupo, liderado por Klaus Preissner, da Universidade Justus-Liebig, na Alemanha, induziu a formação de um coágulo nos vasos sanguíneos de um camundongo e verificou que o local tinha alta concentração de RNA. Em camundongos que tinham seu RNA degradado, o coágulo demorava até quatro vezes mais tempo para se formar.

A descoberta pode ajudar pessoas que sofrem com problemas opostos. O RNA pode ser usado para evitar a formação de coágulos, em pacientes com risco de derrames ou trombose, por exemplo. Também pode servir para ajudar a coagulação em pessoas com problemas de cicatrização, como hemofílicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]