• Carregando...

Homens armados mataram mais de 50 pessoas em um distrito sunita na cidade de Tal Afar, noroeste do Iraque, durante a noite, em aparente represália a explosões em uma área xiita, disseram autoridades iraquianas nesta quarta-feira.

O ataque aconteceu no distrito sunita de Al Wahda, em Tal Afar, onde a tensão entre sunitas e xiitas vem crescendo. A maioria da população é de etnia do Turcomenistão.

"Grupos armados xiitas mataram homens sunitas dentro de suas casas. Mais de 50 foram mortos", disse Najim al-Jubouri, prefeito de Tal Afar, que fica perto da fronteira com a Síria e de Mosul, capital regional.

Ele disse que 18 pessoas foram detidas. Uma fonte de segurança, que não quis ter o nome divulgado, disse que muitos dos suspeitos são policiais. Um toque de recolher foi imposto na cidade, enquanto soldados iraquianos assumem o controle local.

"Gostaria que vocês pudessem vir e ver todos os corpos. Eles estão no chão. Não temos espaço suficiente no hospital. Todas as vítimas foram atingidas na cabeça", disse à Reuters um médico do principal hospital de Tal Afar, por telefone.

As mortes acontecem depois que o Senado dos Estados Unidos endossou, na terça-feira, a data de 31 de março de 2008 como prazo para a saída das tropas de combate norte-americanas do Iraque. A Casa Branca ameaçou vetar, elevando a possibilidade de conflito entre o Congresso e Bush por causa da guerra.

Os homens armados iniciaram a matança em Tal Afar pouco depois que dois caminhões-bomba mataram 55 pessoas e feriram 180, na terça-feira. Um suicida enganou as vítimas, dizendo que estava vendendo farinha com seu caminhão no bairro xiita. Um segundo caminhão explodiu em um estacionamento em uma região de população de várias linhas religiosas.

Em março de 2006, George W. Bush citou Tal Afar como exemplo de progresso no Iraque, depois que tropas lideradas pelos EUA libertaram o local em uma ofensiva contra a Al Qaeda, um ano antes.

Tal Afar "é uma cidade livre que dá motivo para esperança de um Iraque livre", disse Bush.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]