Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nobel de Literatura

Günter Grass declara que Israel é uma "potência nuclear fora de controle"

Declaração foi feita em entrevista à rádio alemã NDR pelo escritor declarado como "persona non grata" pelo governo israelense

O prêmio Nobel de Literatura alemão Günter Grass fez outro desafio a Israel neste domingo ao afirmar que o país é uma "potência nuclear fora de qualquer controle" e uma "força de ocupação".

Em uma entrevista à rádio alemã NDR, o autor, declarado "persona non grata" pelo governo israelense, disse que "Israel é uma potência nuclear fora de qualquer controle", além de uma "força de ocupação que durante anos tem roubado terras e desalojado pessoas, consideradas cidadãos de segunda classe".

"Há momentos de racismo em Israel", completou.

"Isto me entristece. E deveria entristecer a todos os amigos de Israel, assim como entristece muitos israelenses. E deveria ser permitido falar a respeito", completou o escritor.

Em setembro, Grass elogiou em um poema Mordehai Vanunu - o cientista que revelou ao mundo em 1986 o arsenal israelense de armas nucleares -, gesto considerado pela imprensa alemã como um novo desafio a Israel, que reagiu com ironia.

Em 2006, o Nobel de Literatura de 1999, conhecido por suas opiniões de esquerda e por ter criticado a Alemanha pelo passado nazista, admitiu ter sido alistado na juventude nas Waffen SS, unidade de elite do Exército alemão ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.