• Carregando...
Yoani Sánchez ficou famosa em todo o mundo com o blog Generación Y | Paulo Whitaker/Reuters
Yoani Sánchez ficou famosa em todo o mundo com o blog Generación Y| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O site que a blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez lançou ontem foi direcionado por desconhecidos a uma página que publica notas contrárias a ela ou denuncia suas atividades.

De manhã, era possível entrar no 14ymedio, como é chamado o jornal digital de informação geral, porém, algumas horas depois, em seu lugar se acessava uma página chamada "Yoanilandia".

"Este é um site de um grupo de pessoas fartas de que Yoani Sánchez se apresente como a Madre Teresa de Calcutá dos dissidentes cubanos, com este ciberfetiche de mudança, enquanto se escondem suas ambições políticas e econômicas", dizia o texto do site Yoanilandia.

Aparentemente a intervenção da página ocorreu somente em Cuba, pois os repórteres da agência Associated Press puderam entrar normalmente na página no exterior.

No Twitter, Yoani comentou o ocorrido. "Má a estratégia do governo cubano de redirecionar nossa página. Em Cuba, nada é mais atrativo que o proibido", escreveu a blogueira em seu perfil pessoal.

Sánchez lançou o jornal digital ontem e disse que tem como objetivo contrastar a informação na ilha, cujos meios de comunicação são majoritariamente governamentais.

Esta não é a primeira publicação na internet de ativistas cubanos que buscam romper com o monopólio do governo ou suas organizações afins, porém provavelmente será a mais notória ao calor do nome de sua diretora, que se converteu em uma renomada blogueira com a sua página Geração Y, que desde 2007 faz forte crítica ao governo dos irmãos Castro.

O site

A primeira edição do jornal, que pode ser acessado em www.14ymedio.com, conta com uma ampla gama de temas, de política a cultura, com ênfase na crítica ao sistema de saúde cubano e um questionamento do status do beisebol como esporte nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]