• Carregando...

As autoridades eleitorais do Haiti anunciaram nesta quinta-feira que irão revisar com urgência a apuração de votos das eleições presidenciais para tentar encerrar uma polêmica sobre os resultados que gerou protestos em todo o país.

A revisão por uma comissão especial para incluir observadores internacionais irá verificar as cédulas de voto direcionadas aos três principais candidatos --Mirlande Manigat, Jude Celestin e Michel Martelly.

A decisão do Conselho Eleitoral Provisório ocorre após o anúncio na terça-feira à noite dos resultados preliminares da eleição presidencial de 28 de novembro. A ex-primeira-dama Manigat e o tecnocrata Celestin aparecem na frente, disputando um segundo turno a ser realizado em janeiro.

O popular cantor "Sweet Micky" Martelly terminou em terceiro, com desvantagem inferior a um ponto percentual, segundo os resultados, que foram contestados pelo músico.

Ele acusa o presidente René Préval e Celestin de fraudarem os resultados e milhares de seus partidários paralisaram a capital Porto Príncipe e outras cidades em grandes protestos, que incluíram ataques a prédios públicos.

A Organização das Nações Unidas, a União Europeia e os Estados Unidos expressaram preocupações com o que chamaram de irregularidades e inconsistências nos resultados e pediram que a polêmica seja resolvida através de canais pacíficos e legais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]