• Carregando...

GAZA - Um dos principais líderes do Hamas disse neste domingo que o grupo interromperia os ataques contra Israel a partir da Faixa de Gaza. A declaração foi feita após os israelenses retomarem a política de ataques aéreos seletivos contra lideranças militantes.

- O movimento declara um fim para as suas operações da Faixa de Gaza contra a ocupação israelense, que ocorreram em resposta a ações do inimigo - afirmou Mahmoud al-Zahar, líder do Hamas, à imprensa em Gaza.

Não houve comentários imediatos das autoridades israelenses. Israel retomou os ataques aéreos seletivos na semana passada depois do lançamento de foguetes de Gaza contra o sul do país.

Esses ataques seletivos, condenados internacionalmente, foram suspensos em fevereiro, após palestinos e israelenses terem declarado uma trégua.

A onda de violência dos últimos dias foi a pior desde que Israel completou a sua retirada da Faixa de Gaza, em 12 de setembro, após 38 anos de ocupação. Militantes palestinos disseram que a retirada foi uma vitória.

Zahar, do Hamas, afirmou que o grupo, que jurou destruir Israel, continuaria a respeitar a trégua que grupos militantes declararam em maro, e que honrariam até o fim do ano o pedido do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Ele disse que a decisão de terminar com os ataques de Gaza foi devido aos "interesses do Hamas de proteger o povo palestino da opressão dos sionistas e preservar a atmosfera de celebração pela derrota da ocupação".

Um ataque a míssil israelense matou dois militantes da Jihad Islâmica neste domingo, incluindo um dos seus principais líderes. Na semana passada, ataques similares mataram dois líderes do Hamas em Gaza.

O poder do Hamas em Gaza aumentou depois da retirada. O grupo planeja confrontar Abbas nas eleições legislativas do ano que vem pela primeira vez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]