• Carregando...

Jerusalém – O grupo terrorista Hamas, que governa a Autoridade Palestina (AP) desde janeiro, concordou ontem em retirar suas milícias das ruas de Gaza, num acordo com o movimento rival Fatah para diminuir a tensão na região. Desde que o Hamas acionou 3 mil de seus militantes, no mês passado – com o objetivo oficial de aumentar a segurança dos palestinos –, os conflitos entre os dois grupos se intensificaram.

A maioria dos integrantes das milícias são da facção armada Brigadas Izzedin al-Qassam, e as forças policiais são dominadas pelo Fatah. Segundo o porta-voz do governo, Ghazi Hamad, "o primeiro-ministro [do Hamas] ordenou que as forças sejam reposicionadas’’. "Nós concordamos para acabar com o derramamento de sangue nas ruas.’’

No final do mês passado, o Hamas já havia concordado, mas, dias depois, as milícias voltaram às suas posições. O presidente Mahmoud Abbas ainda espera a resposta do Hamas ao seu ultimato para que o grupo responda se aceita uma proposta que reconhece o Estado de Israel. A medida promete suspender a interrupção no repasse de verbas pela União Européia e pelos Estados Unidos, que provoca o atraso de salários há três meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]